segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crise de 1929

Crise de 1929
No início do século XX, os Estados Unidos viviam o seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento, até que a partir de 1925, apesar de toda a euforia, a economia norte-americana começou a passa por sérias dificuldades. Podemos identificar dois motivos que acarretaram a crise:
- O aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários. Além de a mecanização ter gerado muito desemprego.
- A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial. Esses eram potenciais compradores dos Estados Unidos, porém reduziram isso drasticamente devido à recuperação de suas econômicas.
Diante da contínua produção, gerada pela euforia norte-americana, e a falta de consumidores, houve uma crise de superprodução. Os agricultores, para armazenar os cereais, pegavam empréstimos, e logo após, perdiam suas terras. As indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando mais ainda a crise.
A crise naturalmente chegou ao mercado de ações. Os preços dos papéis na Bolsa de Nova York, um dos maiores centros capitalistas da época, despencaram, ocasionando o crash (quebra). Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego.
Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos estrangeiros e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial. Um exemplo disso é o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil.
Para solucionar a crise, o eleito presidente Franklin Roosevelt, propôs mudar a política de intervenção americana. Se antes, o Estado não interferia na economia, deixando tudo agir conforme o mercado, agora passaria a intervir fortemente. O resultado disso foi a criação de grandes obras de infra-estrutura, salário-desemprego e assistência aos trabalhadores, concessão de empréstimos, etc. Com isso, os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento econômico, de forma gradual, tentando esquecer a crise que abalou o mundo. 
Fonte: www.historiadomundo.com.
 

Um comentário:

  1. Oi td bem?
    Oi sera que poderia me ajudar
    A solução estadunidense para a crise economica de 1929 caracteriza-se como:
    (A)O processo de busca de alternativas socialistas para a crise do capiltalismo com a mudança do regime politico
    (B)O resultado da insatisfação da sociedade estadunidense com relação aos principios liberais assumidos pelos partidos de esquerda qe se vinculavam ao governo
    (C)O resultado das pressoes socialistas sobre o governo estadunidense que acaba assumindo , com a politica a eliminação dos interesses privados na economia.
    (D) A introdução na cultura estadunidense de valores europeus por meio da incorporação de tecnologia á economia e de alternativas de seguridade social
    (E) Uma saida nacional que acentua o papel dirigente do Estado em determinados setores economicos conhecida como New Dea.

    ResponderExcluir